• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

TST lança painel estatístico de acordos de cooperação técnica

Ferramenta criada pela Vice-Presidência funciona como prestação de contas à sociedade e permite selecionar processos por filtros

A Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) lança, nesta terça-feira (13), o Painel Estatístico dos Acordos de Cooperação Técnica realizados pelo TST. Com a ferramenta, é possível acompanhar o número total de processos, as petições de desistência e os acordos conduzidos pelo Tribunal, além de obter a lista todas as partes envolvidas e utilizar filtros que facilitam a visualização de processos por segmento de informação.

O painel está disponível na página da Vice-Presidência do TST, na aba Acordos de Cooperação Técnica. A novidade permite filtrar os processos por relatoria e pelas partes dos acordos de cooperação, além de verificar se a desistência ocorreu em gabinete ou na Vice-Presidência e se o acordo ocorreu no âmbito do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TST (Cejusc) ou na origem.

A página apresenta dados de acordos de cooperação firmados entre o TST e a União, o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, a Petrobras, a Procuradoria-Geral Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Município do Rio de Janeiro. As conciliações resultaram na desistência de quase 15 mil processos no TST e em mais de 1,2 mil acordos.

Para o vice-presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, o painel é um mecanismo fundamental de informação e transparência. Ele destacou também a importância da conciliação para a redução de litigiosidade e racionalização dos processos. “As partes passam a ter o poder de ouvir e de serem ouvidas, possibilitando uma mudança paradigmática da cultura do litígio para a cultura do diálogo”, afirma. “Os acordos de cooperação técnica, a partir de parcerias estratégicas, são fundamentais para fortalecer a nossa capacidade de atuação, garantindo que possamos compartilhar boas práticas, otimizar recursos e aprimorar continuamente nossos métodos”.