• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Suspensão de benefícios nos casos de morte de pessoas homônimas: o que é, quando acontece e o que fazer?

Benefício é reativado nos casos que o segurado comprova se tratar de pessoa com mesmo nome

A suspensão de benefícios nos casos de morte de pessoas homônimas (com o mesmo nome) é uma prática adotada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar fraudes. O procedimento é uma medida de precaução e, na maioria das vezes, pode ser revertida.

Por que o INSS suspende o benefício? A medida é tomada para impedir que benefícios continuem sendo pagos indevidamente após o óbito do segurado. Para solucionar possíveis problemas nesse sentido basta que o beneficiário entre em contato com o INSS através do telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS, e, se necessário, apresente a documentação exigida pelo órgão para confirmar o caso de homônimo.

É importante ressaltar que a possibilidade de cancelamento total do benefício é rara e somente ocorre após uma investigação mais detalhada, quando se identifica que o óbito se refere a alguém com nome, CPF, nome dos pais, data de nascimento e outros dados idênticos. Parece impossível, mas pode ocorrer.

A verificação dessas informações não se restringe apenas aos cartórios, uma vez que o INSS também integra seus dados com outras bases governamentais. A título de exemplo, quando ocorrem óbitos de segurados do órgão em hospitais, as secretarias de saúde dos estados podem realizar o compartilhamento de dados com o INSS, permitindo uma maior agilidade no processo.

A precaução do INSS em relação a homônimos é uma medida fundamental para garantir a integridade do sistema previdenciário e assegurar que os benefícios sejam destinados corretamente.

Pelo aplicativo ou site Meu INSS é possível pedir a reativação do benefício.

Confira o passo a passo

  • Acessar o Meu INSS com login e senha da plataforma Gov.br
  • Buscar a alternativa "Novo pedido"
  • Selecionar a opção "Novo requerimento"
  • Em seguida, acessar "Atualizações para manutenção do benefício"
  • Depois, clicar em "Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido"
  • Selecionar o benefício que deseja ativar
  • Verificar os dados e, se estiver tudo certo, apertar "Avançar"
  • Preencher as informações requisitadas e concluir o pedido

Confira nossas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Twitter: https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial

Edição: Martha Imenes/Ascom