• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Projeto de Lei que abre caminho para desestatização dos Correios é aprovado na Câmara

O texto recebeu 286 votos favoráveis e 173 contrários; após esse processo, a proposta segue para o Senado Federal e, se aprovada, vai à sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5/8), por 286 votos a favor, 173 contrários e duas abstenções, o PL 591/2021, que define novo Marco Regulatório para o setor postal e abre caminho para a desestatização dos Correios. O texto, entregue em fevereiro pelo governo federal, também define a obrigatoriedade do cumprimento de metas de universalização e qualidade dos serviços e estabelece que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seja a agência reguladora dos serviços postais. Com este projeto, o governo pretende a modernização e aprimoramento do serviço postal, bem como o acesso de todos os cidadãos brasileiros a ele.

A Fase 1 dos estudos foi concluída e aprovada em março pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. Estão ainda previstas as Fases 2, de modelagem, e Fase 3, de implementação.

O processo inclui a análise pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e a participação da sociedade, trabalhadores e do mercado por meio de audiências públicas. Por fim, o edital será remetido ao Tribunal de Contas da União (TCU) e publicado para a realização do leilão tão logo seja aprovado pela Corte.

Secretária Especial do PPI, Martha Seillier, afirma que este é um importante passo para a modernização do setor postal, que precisa de investimentos. “Nós acreditamos que este é o melhor caminho para o setor postal brasileiro se modernizar, investir em tecnologia e contribuir com o crescimento do país focado na qualidade do serviço prestado ao cidadão”, enfatizou a Secretária.

Agora a proposta segue para o Senado Federal e, se aprovada, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Entenda o projeto

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), é uma empresa pública federal responsável pelo envio e entrega de correspondências no Brasil, tendo a legislação atribuído a ela a exclusividade nos serviços de carta, cartão postal, correspondência agrupada e telegrama.

A Resolução n° 68 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), de 21 de agosto de 2019, recomendou a qualificação da empresa no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para fins de estudar alternativas de parceria com a iniciativa privada, além de propor ganhos de eficiência e resultado para a empresa, com vistas a garantir sua sustentabilidade econômico-financeira.

Quanto aos estudos, a Resolução trouxe a possibilidade de contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a sua elaboração, assim como propôs a constituição do Comitê Interministerial formado pela Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, Ministério da Economia e Ministério das Comunicações. Como convidados participam o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os Correios.

Em 16 de março de 2021, a Resolução do CPPI nº 168 aprovou a Fase 1 dos estudos especializados relativos ao setor postal no Brasil e recomendou, para a aprovação do Presidente da República, a inclusão dos Correios no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A inclusão no PND e a ratificação das diretrizes recomendadas pelo CPPI para a desestatização dos Correios foram consubstanciadas com a publicação do Decreto nº 10.674, de 13 de abril 2021.