• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Após ata do Copom, analistas já esperam juros básicos em 11% em 2022

Analistas do Boletim Focus agora acreditam de uma alta de somente 1% do PIB de 2022

Em meio a preocupações cada vez maiores com o cenário fiscal e após a ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), analistas já projetam uma taxa básica de juros (Selic) em 11% no final do ano que vem (ante a previsão de 10,25% de uma semana atrás), de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda, dia 8.

A pesquisa mostra ainda que a mediana da estimativa dos consultados acredita que a política monetária mais apertada reduzirá o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do ano que vem para 1%. As projeções para a inflação deste ano e do próximo voltaram a ser elevadas.

Veja a seguir o cenário traçado pelos analistas para os principais indicadores macroeconômicos:

Taxa Selic

O mercado financeiro acredita que os juros básicos encerrarão 2021 em 9,25% ao ano, mesmo patamar de há uma semana. Para o ano que vem, entretanto, a aposta é em uma Selic de 11% (contra 10,25% há uma semana).

Na semana retrasada, o Banco Central elevou os juros em 1,5 ponto percentual, para 7,75%, e indicou nova alta da mesma magnitude na próxima reunião, em dezembro. A ata da reunião foi considerada mais dura do que o comunicado da reunião, já que o colegiado indicou uma política monetária “significativamente mais contracionista” por causa das incertezas fiscais.

PIB

A mediana de especialistas já acredita em uma atividade econômica mais fraca neste ano e no ano que vem como consequência do aumento da taxa básica de juros. As projeções de crescimento do PIB de 2022 caíram de 1,20% para 1%, e em 2022. Para este ano, recuaram de 4,94% para 4,93%.

Câmbio

As expectativas para o valor do real em relação ao dólar foram mantidas em R$ 5,50, tanto para o final deste ano como para 2022.

Inflação

Os analistas ouvidos pelo Focus preveem um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 9,33% no final deste ano (a projeção anterior era de 9,17%. A aposta é no ano que vem que a variação de preços chegará a 4,63% (a expectativa era 4,55% há uma semana).

O que é a pesquisa Focus?

O Boletim Focus é uma publicação, divulgada todas as segundas-feiras pelo Banco Central às 8h25, contendo um resumo das expectativas de mercado a respeito dos principais indicadores da economia brasileira, como taxa de juros básica, inflação, câmbio e juros.

O relatório apresenta resultados de uma pesquisa feita diariamente com as previsões de mais de 100 bancos, gestoras de recursos e corretoras, entre outros participantes do mercado, e faz parte do arcabouço da política monetária. O objetivo é monitorar a evolução das expectativas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas, dando assim subsídios ao BC para decidir sobre a taxa básica da economia, a Selic.