• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Uma pessoa tímida pode se tornar um vendedor de sucesso?

A boa notícia: normalmente, a timidez é um comportamento consequente de questões que você poderá facilmente endereçar e resolver

Dúvida de leitor: sou tímida, e isso às vezes atrapalha minhas vendas. Noto que minhas colegas de trabalho sempre se saem melhor do que eu, e a empresa cobra resultados em longo prazo. O que devo fazer?

Timidez é sempre um argumento usado por pessoas que atuam em vendascomo um obstáculo ao bom desempenho e muitos perguntam como fazer para superar esse desafio e se tornar um bom profissional.

A boa notícia é que normalmente, a timidez é um comportamento consequente de questões que você poderá facilmente endereçar e resolver com algumas atitudes bem objetivas.

Existem dois tipos de pessoas: as introvertidas e as extrovertidas. A diferença dessas características para a timidez – que não é um tipo de personalidade – é que as duas primeiras têm a ver com a maior ou menor propensão ao contato social e maior ou menor facilidade de expor a si mesmo ou seus conceitos e pensamentos, que demonstram maior ou menor sociabilidade.

Essas características interferem na atividade profissional, na maior parte das vezes, de forma bem moderada a pequena. Já a timidez, causada pelo desconforto na interação com pessoas por uma preocupação exagerada com atitudes, reações ou mesmo pensamento dos outros, interfere diretamente e muito nas atividades e realização dos objetivos profissionais.

Em resumo, se você é introvertida ou extrovertida, possui uma característica individual sua que interfere muito menos em sua vida profissional que a timidez. A timidez, por outro lado, é um excesso de preocupação com as outras pessoas e com o que está fora de seu controle. Ela certamente a atrapalha e incomoda.

A primeira atitude é entender exatamente com o que o seu comportamento está relacionado ou qual o seu perfil de comportamento. E, nesse aspecto, um teste de perfil vai ajudá-la a se conhecer melhor e entender qual o melhor caminho a seguir. DISC ou Myers Briggs são boas dicas.

Não é fraqueza e não é sinal de inferioridade você pensar nisso; pelo contrário. Se conhecer melhor é um grande passo para a melhoria pessoal e profissional. Mas procure profissionais certificados. Eles saberão o que fazer e como conduzir esse processo.

Uma segunda atitude, que certamente não exclui a primeira, é você se aperfeiçoar na função. Um bom antídoto para a timidez é a segurança, o conhecimento de sua atividade. Faça cursos, aprimore-se. Vendas não é uma questão de personalidade ou dom, que as pessoas nascem sabendo. Inspire-se: aprenda sobre vendas no Superlógica Xperience, evento com grandes líderes do mercado nacional e internacional Patrocinado

É claro que existem pessoas com perfil nos quais as coisas são mais fáceis; outros, nos quais o caminho exige mais. Mas, em todos os casos, aprender os conceitos e técnicas é fundamental. Cuidar-se, em todos os sentidos, é também uma forma de vencer a timidez. Cuide da saúde e da aparência. Muitas pessoas tímidas tornam-se excelentes profissionais de vendas por melhorarem a sua segurança, através do conhecimento e da postura pessoal positiva.

Terceira atitude: procure olhar as suas colegas com o olhar construtivo e veja o que elas fazem e o que você não faz. Muitas vezes, o que você chama de timidez, ou a falta dela, são atitudes positivas, assertivas ou mesmo que criam a empatia necessária ao processo de vendas. O faz elas se saírem melhor do que você pode não ter nada a ver com timidez. Aprenda com suas colegas. Mesmo em ambientes competitivos, é possível.

Como quarta atitude, fale com sua gerente. A empresa cobra resultados sim, mas muitas vezes está disposta a ajudar funcionários que, como você, estão interessados na melhoria profissional. Provavelmente, ela poderá também ajudá-la com isso.

Como quinta e última dica, digo para nunca usar a timidez como justificativa. Ela pode ser cuidada e, com afinco, deixar de ser um obstáculo. Só depende de você ultrapassá-lo!