• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Empresas que prosperam!

Mesmo no papel de clientes podemos prestar mais atenção às filosofias daqueles que nos servem

Autor: Adolfo Plnio Pereira

O livro “Feitas para Durar - Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias” escrito por James C. Collins e Jerry I. Porras é uma verdadeira aula de como algumas empresas renomadas agiram, e continuam agindo, para se manterem prósperas em qualquer cenário. 

Para elas, acima de tudo, está a filosofia de trabalho, o “por que” de cada uma existir. 

Os autores citam, por exemplo, que a Johnson & Johnson tem como filosofia principal “aliviar a dor e a doença”, a rede de hotéis Marriott “fazer com que pessoas que estão longe de casa sintam-se entre amigos”, a 3M tem como verdadeiro negócio “resolver problemas das pessoas” e “preservar e melhorar a vida do ser humano” é a filosofia da Merck & Company, entre outros interessantes exemplos que constam neste livro. É certo que nem tudo é perfeito, mas estas empresas realmente conseguiram levar adiante seus propósitos e fazer deles pilares de sucesso. 

Bem, isso é lindo, mas e o lucro? O lucro é conseqüência, pensam os dirigentes destas verdadeiras potências mundiais no ramo em que estão inseridas. Mas, conseqüência de que, podemos nos perguntar? Da qualidade dos seus produtos e serviços, do atendimento, do comprometimento de seu pessoal, da capacidade de gerenciar produção, distribuição, investimentos, retornos financeiros e tudo o mais que qualquer empresa, independente do ramo ou tamanho, precisa cuidar. 

James e Jerry fizeram uma grande pesquisa para chegarem à conclusão de que os líderes e funcionários das empresas que seguem um conjunto de valores coerentes e alicerçados em suas atividades sabem exatamente o que a organização deseja, como querem ser vistas e o que esperam de seu futuro, mesmo depois do falecimento dos seus fundadores. E o mais interessante é que estas filosofias estão dissociadas de aspectos técnicos, muito mais próximas de valores humanos. 

Se você é empresário ou líder de organização, pense no assunto que estamos aqui abordando, reflita sobre seus valores e considere a possibilidade de implantar um pensamento filosófico que norteie as atividades de sua organização. Lembre-se de que, para isso, não há limitação de ramo ou tamanho, basta querer. 

Mas, independente de estar ou não inserido no mundo dos negócios, penso que, mesmo no papel de cliente, você e eu podemos prestar mais atenção às filosofias daqueles que nos servem, pois, certamente, seus produtos e serviços estão encharcados de ideais, que podem ser bons ou não. Busquemos informações para tentarmos ser justos com os que preservam a vida e implacáveis com os que não se preocupam com outra coisa a não ser lucrar e lucrar, independente de como conquistam seus resultados. 

Um fraternal abraço. Até a próxima se Deus quiser.