• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Empreendedorismo nos pequenos negócios

Pesquisa mostra as características empreendedoras dos empresários das micro e pequenas empresas mineiras e alerta sobre a falta de planejamento

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Assumir riscos, ser competitivo, investir em inovação, criatividade e na proatividade dos funcionários são algumas das características empreendedoras das micro e pequenas empresas mineiras. O grande desafio é que a maioria delas não tem planejamento estratégico nos negócios. É o que mostra a pesquisa Organização Empreendedora, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com o Sebrae-MG.

O estudo feito com 556 empreendimentos dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria mostra como está a organização dos pequenos negócios no Estado. O levantamento foi baseado em 12 comportamentos empreendedores.

De acordo com a pesquisa, mais de 71% dos entrevistados disseram assumir riscos e trabalhar bem os fracassos. Outro ponto importante apontado por 82% dos empresários foi a criatividade. De acordo com eles, a criatividade é estimulada dentro da empresa e nos últimos anos os resultados já são visíveis.

A maioria dos empresários investe em inovação e oferece apoio financeiro a novos projetos e ideias, mesmo com risco de um possível fracasso. Cerca de 44% dos empreendimentos pesquisados admitiram lançar novos produtos em maior quantidade que os concorrentes.

Em relação aos funcionários, a maior parte dos entrevistados assumiu estar preocupada em promover um clima organizacional favorável, investindo na proatividade dos empregados para alcançar os resultados desejados. Os empresários também disseram que promovem e premiam colaboradores que se destacam no desenvolvimento de projetos e privilegiam principalmente os que têm a maior capacidade de inovar.

Apesar das características empreendedoras aparecerem em boa parte das micro e pequenas empresas mineiras, a pesquisa mostrou que 76% dos empreendimentos necessitam de melhorias para obter maiores vantagens no mercado, principalmente, em relação à inovação e ao ambiente empreendedor.