• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Está mais difícil comprar do que vender

Por mais experiência que você ou sua equipe possuam, sempre é possível se reciclar e aprimorar suas habilidades e competências.

Autor: Wagner CamposFonte: Administradores.comTags: empresariais

Imagino que no momento em que você leu o título deste artigo pensou que existiria um equívoco na digitação, uma confusão ou algo do gênero. Mas, a seguir tenho certeza que você irá concordar que este tema procede totalmente.

O mercado é competitivo para todos. Isto é um fato! A cada dia aparecem novas oportunidades. Também é um fato! O cliente está cada vez mais exigente e criterioso. Mais um fato! Pronto, agora você deve pensar: "Pois bem, com estas afirmações, fica claro que é mais difícil vender e não de comprar".

Vamos ao outro lado da moeda: quando há muita concorrência também existe o seu lado bom. Para quem oferece bons produtos e exerce a atividade de vendas com qualidade, conhecendo seus clientes, produtos e concorrentes e inova constantemente, cria oportunidades de um relacionamento mais próximo, sólido e diferenciado, o que proporciona estabilidade nas vendas.

Devido à grande oferta de produtos e serviços, os clientes realmente estão cada vez mais exigentes. Isto também é excelente para quem atua com vendas, pois, os produtos em sua maioria, apresentam características e qualidades semelhantes, então, o grande diferencial estará centralizado em agregar valor aos produtos através do atendimento. Por mais que todos procuram qualidade e um bom preço, buscam relacionamento, empatia e segurança que somente é obtido através de profissionais muito bem preparados, com excelente relacionamento interpessoal, que observam e entendem o comportamento humano e sabem realizar um excelente pós vendas.

Agora, por que está mais difícil comprar do que vender? Justamente porque oferta há de sobra, mas qualidade em serviços, excelência em atendimento e capacidade de negociação é uma habilidade que muitas vezes parece estar extinta no mercado. E esta ausência de capacidade, enfraquece as vendas devido a criar insegurança, insatisfação e desinteresse aos clientes.

Quer melhorar suas vendas? Invista em capacitação profissional constantemente. Por mais experiência que você ou sua equipe possuam, sempre é possível se reciclar e aprimorar suas habilidades e competências. A área de vendas é a que mais sofre transformação devido ao mercado ser muito dinâmico, mas os profissionais de vendas muitas vezes não são tão flexíveis, pois acreditam que já têm todo o conhecimento necessário. Afundam-se em vícios e não acompanham, muitas vezes, o novo comportamento do consumidor.

Não é a resistência a frustrações que faz um grande profissional de vendas mas sua adaptabilidade frente às exigências do mercado e resiliência junto às dificuldades encontradas.