• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Novas regras facilitarão comparação entre opções de consórcio, afirma BC

Com as mudanças, busca-se padronizar as informações sobre custos para participar de um grupo de consórcio.

Fonte: InfoMoney

Para que o consumidor tenha melhores condições de comparar as diversas opções deconsórcio  disponíveis no mercado, o Banco Central editou circular que aprimora regras de transparência entre administradoras de consórcio e consorciados.

De acordo com nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (15) pelo BC, “o objetivo da decisão é facilitar acomparação de custos e outras condições das operações de consórcio”.

Divulgando custos de participação
Em primeiro lugar, as administradoras de consórcio passam a ser obrigadas a divulgar os custos daparticipação  em grupos de consórcio em taxa percentual, calculada sobre o valor do crédito, que contemple pelo menos os seguintes itens: taxa de administração, taxa de fundo de reserva e, se houver, o percentual referente ao seguro contra inadimplência.

Com as mudanças, busca-se padronizar as informações sobre custos para participar de um grupo de consórcio. De acordo com o BC, a administradora, ao informar os clientes sobre os custos do consórcio, não pode fazer comparações entre taxas e valores cobradas nas operações de consórcio, com taxas e valores das operações de crédito, já que se tratam de operações de naturezas distintas.

No sentido de compatibilizar as regras do setor de consórcio com as aplicáveis às instituições financeiras, o BC proíbe a cobrança de tarifas pela emissão de boletos de cobrança, carnês e assemelhados para pagamento de obrigações financeiras provenientes das operações de consócio.

Contratos mais claros
Será exigida uma redação mais clara nos contratos de participação nos grupos de consórcio. Os informativos e os demais documentos relacionados com o assunto também deverão ser mais objetivos e fáceis de ler.

O objetivo dessa medida é facilitar o entendimento do conteúdo e a identificação de prazos, valores, encargos, multas, datas, locais e demais condições dos grupos de consórcio.

Por fim, as administradoras de consórcio devem gerar contratos, recibos e comprovantes relativos a tais operações. Deverão ser fornecidas também aos consorciados informações sobre deveres e responsabilidades deles, relativos à participação nos grupos de consórcio.