• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Medida prevê que medidores de consumo sejam fornecidos gratuitamente

Os medidores de consumo de água e energia elétrica devem ser fornecidos pelas concessionárias gratuitamente.

Fonte: InfoMoney

Os medidores de consumo de água e energia elétricadevem ser fornecidos pelas concessionárias gratuitamente. Ao menos é o que propõe um projeto aprovado na última semana pela Comissão de Minas e Energia, da Câmara dos Deputados.

De acordo com o Projeto de Lei 6834/06, do deputado Betinho Rosado (PFL-RN), as concessionárias de serviços públicos deverão oferecer e instalar medidores de consumo gratuitamente, inclusive em condomínios.

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Condomínios
Segundo a medida, as empresas deverão instalar medidores individuais em condomínios. Para o relator da proposta na comissão, deputado Átila Lira (PSB-PI), o ponto positivo do projeto é que ele facilita a individualização da conta de água, já inserida no valor do condomínio.

"Nos condomínios antigos, os moradores geralmente são obrigados pela concessionária de serviço público a arcar com os custos de aquisição e instalação dos novos medidores de vazão, para, em seguida, doá-los à concessionária", afirmou Lira, de acordo com a Agência Câmara.

Outra proposta referente a esse assunto tramita no Senado. Ela determina a individualização dos hidrômetros em condomínios. O projeto já havia sido aprovada pela Câmara no ano passado.

Energia elétrica rural
Para Rosado, autor da medida, o objetivo é proibir a cobrança pela instalação dos aparelhos de medição do consumo de energia elétrica rural pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Atualmente, existem leis municipais e estaduais que prevêem a instalação gratuita dos medidores, embora nem sempre gratuita.